PROJETO
ENSINO
RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA: TRABALHANDO INCLUSÃO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA
EDUCATIVA E FUNCIONAL.
Maceió-
AL
2 / 2014
Identificação: Escola Estadual Rotary
Professora responsável: Josenita dos Santos Marinho
Público alvo: Alunos do 8° e 9° ano (após reunião do
conselho de classe, no dia 12/09/14, ficou acertado que o projeto terá uma
abrangência maior incluindo os 6° anos e 7º anos, a temática é “Educação e Tecnologia”)
Disciplina: Ensino Religioso
Período: Segundo Semestre (agosto - janeiro)
Tema: ENSINO RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA
TRABALHANDO INCLUSÃO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA E FUNCIONAL.
JUSTIFICATIVA:
Entendendo a inclusão digital como
instrumento na construção e desenvolvimento da cidadania, contribuindo para
integração do aluno no mercado de trabalho, a compreensão e aprendizado do uso
do computador tornam-se fundamental. A proposta deste projeto é desenvolver o
ensino religioso na rede pública trabalhando inclusão digital, aplicando-o precisamente
na escola Rotary, a princípio com os alunos do oitavo e nono ano, numa
perspectiva educativa e funcional, com o ensino pedagógico utilizando-se da
informática, trabalhando temas que desenvolva o aprendizado e enriqueça os
saberes dos educando, incentivar criatividade e desenvoltura na apresentação de
seus trabalhos em público.
Este aprendizado pretende com a participação
dos alunos, transformarem o espaço escolar em uma oficina que contribua para mudança
social do mesmo, provocando o interesse e o despertar para busca de novos
horizontes, beneficiando seu aprendizado dentro do contexto social, de forma
consciente e participativa.
Dentro desta perspectiva a educação digital
torna-se uma passagem respeitável para uma sociedade mais justa e igualitária.
OBJETIVO GERAL:
Formar a consciência para o uso do
computador como ferramenta educativa na gestão de conhecimento e
informatização, despertando no aluno a criatividade na construção de trabalho
escolar, contemplando os temas da disciplina que envolva a cidadania,
organização religiosa, o sagrado e símbolos religiosos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Integração
do ensino pedagógico religioso com as Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs;
·
Mostrar
que inclusão digital traz inúmeros benefícios para a sociedade e para o
educando, reduzindo a evasão e maior participação em sala de aula.
·
Conscientizar
os alunos sobre a importância do aprendizado com o uso das tecnologias,
buscando melhoria de vida;
·
Fazer com
que os alunos percebam a escola como agente de mudança que oferece oficinas
para seu crescimento social;
·
Contribuir
para a preservação do ambiente promovendo a socialização e conscientização de
todos (a escola e os pais), quanto à valorização do ensino e aprendizado de
seus filhos, conservando o patrimônio da mesma (escola), principalmente dos
equipamentos da sala de informática e demais tecnologias existentes.
METODOLOGIA:
·
Pesquisas
e seminários com os alunos sobre os temas: Cidadania, Sagrado e Profano;
Diversidade religiosa; Universo simbólico religioso; Festas religiosas;
Tipologia dos Ritos.
·
Reflexão
de textos e análise sobre o sagrado, resgatando valores morais e cidadania;
·
Confecção
de Cartazes;
·
Construção
de Slide dos temas a serem trabalhados pelos alunos;
·
Exposição
dos trabalhos;
·
Uso das TICs
como ferramenta para aplicação e desenvolvimento das aulas e registro do
projeto.
RECURSOS:
·
Material
escolar (tesouras, colas, cartolinas, lápis de cor, giz cera, etc.);
·
Textos
mimeografados, revistas, livros;
·
Dinâmicas,
com objetivo de fixação do conteúdo;
·
Sala de
vídeo - televisão;
·
Computador;
Internet; Retroprojetor;
·
Câmera
fotográfica;
·
Redes
sociais e Aplicativos.
AVALIAÇÃO: Processual e
contínua, das atividades, participação e desenvoltura do aluno na
construção de novos aprendizados, verificando o resultado na transformação de
comportamento dos alunos, contando com o apoio e participação dos pais e toda
direção da escola.
CULMINÂNCIA: Os trabalhos serão apresentados como resultado do projeto desenvolvido
no processo de aprendizagem de acordo com a data programada, no decorrer do
segundo semestre que terá inicio em agosto e finalizando em janeiro do ano
seguinte (2015).
Exposição dos trabalhos dos
conteúdos estudados em sala de aula, será programada apresentação no
pátio, utilizando os recursos tecnológicos, para exposição e aplicação da
construção dos saberes numa integração da educação e tecnologia.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.
Ensinar e aprender com o computador: a articulação
inter-relação-trans-disciplinar. Boletim Salto para o Futuro, Brasília,1999.
Informática na educação.
ANEXO – A Orientação
para Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na
ação
AVALIANDO O DESENVOLVIMENTO DO
PROJETO
1.
Tema
A proposta do projeto esta sendo trabalhada
com os alunos, conforme os temas planejados, como também foram inseridos outros
temas sugeridos pelos alunos, como: Drogas, Homofobia, aborto, Doenças Sexual
Transmissível, Bullying.
2.
Disciplinas
Entre as disciplinas previstas, quais estão
efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC? Ensino religioso, Informática,
Educação especial (Libras). Os conhecimentos da área de informática serão
aplicados para orientar os alunos na construção dos saberes, utilizando
programas (Power point), aplicativos e redes sociais, possibilitando a
construção de saberes e a síntese do conteúdo, para uma apresentação clara, atrativa
e objetiva. Os instrutores da educação especial, também estão envolvidos no
projeto, para transmitir e orientar os alunos, integrando-os na participação do
projeto numa construção de novos aprendizados, utilizando a comunicação em
libras.
3.
Objetivos
Os objetivos previstos estão sendo atingidos?
Sim os objetivos estão sendo alcançados, conforme desenvoltura dos alunos, como
também obedecendo as demais programações da escola.
- Ações
Entre as ações previstas, quais foram
realizadas? As primeiras ações foram: apresentar o projeto a direção da escola;
Imprimir diversas cópias do projeto para as pessoas envolvidas; Fazer uma
apresentação para os alunos, explicando primeiro o que é um projeto, qual seu
objetivo, escutar as sugestões dos alunos, com sugestões de novos temas.
No início, houve necessidade de desacelerar o
processo, para esclarecer e orientar os educando, ao tocante na construção da
pesquisa, postura para apresentação dos temas a serem trabalhados na sala de
aula. Como estratégias apresentei o projeto quando participava de uma reunião
pedagógico, acertado a integração de algumas áreas para poder aplicá-lo.
Os recursos previstos para apoiar as ações estão
sendo utilizados de acordo com o desenvolvimento do mesmo. Para cada série foi
direcionado uma ferramentas das TICs e aplicada, numa troca de experiência que
envolve todos os participantes, conforme descrito abaixo:
Série 6º e 7° anos, a ferramenta utilizada é
WhatsApp, numa comunicação para orientação e desenvolvimento das atividades, de
acordo com o conteúdo pré-estabelecido, no final cada grupo apresentará seu
trabalho, utilizando o data show.
Séries 8º e 9º, Construir seus trabalhos em
grupos, usando o programa Power point, depois será publicado seus trabalhos no
blog “teotecmarinho.blogspot.com.br”. Os alunos sugeriram como meio de
comunicação no decorrer das atividades, criar um grupo no WhatsApp e facebook,
será acompanhado todo desenvolvimento dos trabalhos.
Todas as turmas vão participar do programa
das aulas de informática, que conforme acertados em reunião vão aproveitar para
construir e pesquisar o trabalho.
As tecnologias foram integradas ao
desenvolvimento do PITEC, como uma forte aliada para o progresso e aprendizado
dos alunos. O papel delas é fundamental, facilitando no estudo e interação do
aluno com a educação e o mundo digital. No momento as tecnologias disponíveis
estão sendo usadas sem problemas.
- Atitudes
As atitudes foram de conscientização de que
as tecnologias podem e devem ser usados, como instrumentos pedagógicos, principalmente
as redes sociais e seus aplicativos. Os valores trabalhados são de cidadania, abordando
alguns problemas sociais como: Drogas; Doenças sexualmente transmissíveis;
Gravidez precoce que pode ocasionar o aborto.
Na ultima reunião de conselho de classe, no
dia 12/09/2014, onde participaram a direção, coordenação pedagógica, juntamente
com os professores e monitores, ficou
decidido que neste segundo semestre a escola estará trabalhando com projeto e
conforme sugestão será uma “Feira Educacional”, abordando o tema “Educação e
Tecnologia”, este projeto será de interdisciplinaridade, possibilitando uma
interação entre todas as disciplinas e o conhecimento será visto por vários
ângulos, permitindo a unicidade dos saberes, na construção do aprendizado dos
alunos.
- Resultados
Os resultados no momento estão em processo de
desenvolvimento, os alunos estão empolgados, foi dada a largada do projeto,
estamos no início, até o presente momento o que foram planejado esta
acontecendo, apesar de umas turmas mais rápidas outras mais lentas. Tivemos uma
parada para o plantão pedagógico (reunião de pais e mestres) no dia 25/09/14,
mas estamos dentro do prazo previsto.
- CRONOGRAMA
TURMAS
|
ETAPAS
|
Setembro
|
Outubro
|
Observação
|
6º A; B; C;D; 7º
A;B;C;D; 8º A, B; 9º A, B.
|
Escolha do tema
|
X
|
x
|
|
Elaboração das
atividades
|
||||
Sala de Informática
|
||||
Entrega do trabalho
escrito
|
||||
Apresentação em
sala de aula
|
||||
Culminância do
Projeto
|
Parabéns Josenita! Tudo estar saindo conforme o planejado. Fico feliz por perceber que as orientações dadas foram entendidas e postas em prática por você.
ResponderExcluirConte comigo sempre.
Arlene
Muito bom o projeto. Parabéns!
ResponderExcluir