segunda-feira, 6 de outubro de 2014

REELABORAÇÃO DO PROJETO

PROJETO

ENSINO RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA: TRABALHANDO INCLUSÃO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA E FUNCIONAL.


                                                  http://imagens6.publico.pt/imagens.aspx/735286?tp=UH&db=IMAGENS 

Maceió- AL
2 / 2014
Identificação: Escola Estadual Rotary
Professora responsável: Josenita dos Santos Marinho
Público alvo: Alunos do 8° e 9° ano (após reunião do conselho de classe, no dia 12/09/14, ficou acertado que o projeto terá uma abrangência maior incluindo os 6° anos e 7º anos, a temática é “Educação e Tecnologia”)
Disciplina: Ensino Religioso
Período: Segundo Semestre (agosto - janeiro)
Tema: ENSINO RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA TRABALHANDO INCLUSÃO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA E FUNCIONAL.
JUSTIFICATIVA:
Entendendo a inclusão digital como instrumento na construção e desenvolvimento da cidadania, contribuindo para integração do aluno no mercado de trabalho, a compreensão e aprendizado do uso do computador tornam-se fundamental. A proposta deste projeto é desenvolver o ensino religioso na rede pública trabalhando inclusão digital, aplicando-o precisamente na escola Rotary, a princípio com os alunos do oitavo e nono ano, numa perspectiva educativa e funcional, com o ensino pedagógico utilizando-se da informática, trabalhando temas que desenvolva o aprendizado e enriqueça os saberes dos educando, incentivar criatividade e desenvoltura na apresentação de seus trabalhos em público.
Este aprendizado pretende com a participação dos alunos, transformarem o espaço escolar em uma oficina que contribua para mudança social do mesmo, provocando o interesse e o despertar para busca de novos horizontes, beneficiando seu aprendizado dentro do contexto social, de forma consciente e participativa.
Dentro desta perspectiva a educação digital torna-se uma passagem respeitável para uma sociedade mais justa e igualitária.
OBJETIVO GERAL:
Formar a consciência para o uso do computador como ferramenta educativa na gestão de conhecimento e informatização, despertando no aluno a criatividade na construção de trabalho escolar, contemplando os temas da disciplina que envolva a cidadania, organização religiosa, o sagrado e símbolos religiosos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·                      Integração do ensino pedagógico religioso com as Tecnologia da Informação  e Comunicação - TICs;
·                       Mostrar que inclusão digital traz inúmeros benefícios para a sociedade e para o educando, reduzindo a evasão e maior participação em sala de aula.
·                     Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado com o uso das tecnologias, buscando melhoria de vida;
·                     Fazer com que os alunos percebam a escola como agente de mudança que oferece oficinas para seu crescimento social;
·                     Contribuir para a preservação do ambiente promovendo a socialização e conscientização de todos (a escola e os pais), quanto à valorização do ensino e aprendizado de seus filhos, conservando o patrimônio da mesma (escola), principalmente dos equipamentos da sala de informática e demais tecnologias existentes.

METODOLOGIA:   
·                  Pesquisas e seminários com os alunos sobre os temas: Cidadania, Sagrado e Profano; Diversidade religiosa; Universo simbólico religioso; Festas religiosas; Tipologia dos Ritos.
·                 Reflexão de textos e análise sobre o sagrado, resgatando valores morais e cidadania;
·                Confecção de Cartazes;      
·                Construção de Slide dos temas a serem trabalhados pelos alunos;      
·                Exposição dos trabalhos;     
·                Uso das TICs como ferramenta para aplicação e desenvolvimento das aulas e registro do projeto.

RECURSOS:
·                     Material escolar (tesouras, colas, cartolinas, lápis de cor, giz cera, etc.);
·                     Textos mimeografados, revistas, livros;
·                     Dinâmicas, com objetivo de fixação do conteúdo;
·                     Sala de vídeo - televisão;
·                     Computador; Internet; Retroprojetor;
·                     Câmera fotográfica;
·                     Redes sociais e Aplicativos.
AVALIAÇÃO:  Processual e contínua, das atividades, participação e desenvoltura do aluno na construção de novos aprendizados, verificando o resultado na transformação de comportamento dos alunos, contando com o apoio e participação dos pais e toda direção da escola.
CULMINÂNCIA: Os trabalhos serão apresentados como resultado do projeto desenvolvido no processo de aprendizagem de acordo com a data programada, no decorrer do segundo semestre que terá inicio em agosto e finalizando em janeiro do ano seguinte (2015).
   Exposição dos trabalhos dos conteúdos estudados em sala de aula,  será programada apresentação no pátio, utilizando os recursos tecnológicos, para exposição e aplicação da construção dos saberes numa integração da educação e tecnologia.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-relação-trans-disciplinar. Boletim Salto para o Futuro, Brasília,1999. Informática na educação.

ANEXO – A  Orientação para Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação

AVALIANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1.            Tema
A proposta do projeto esta sendo trabalhada com os alunos, conforme os temas planejados, como também foram inseridos outros temas sugeridos pelos alunos, como: Drogas, Homofobia, aborto, Doenças Sexual Transmissível, Bullying.
2.            Disciplinas
Entre as disciplinas previstas, quais estão efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC? Ensino religioso, Informática, Educação especial (Libras). Os conhecimentos da área de informática serão aplicados para orientar os alunos na construção dos saberes, utilizando programas (Power point), aplicativos e redes sociais, possibilitando a construção de saberes e a síntese do conteúdo, para uma apresentação clara, atrativa e objetiva. Os instrutores da educação especial, também estão envolvidos no projeto, para transmitir e orientar os alunos, integrando-os na participação do projeto numa construção de novos aprendizados, utilizando a comunicação em libras. 
3.            Objetivos
Os objetivos previstos estão sendo atingidos? Sim os objetivos estão sendo alcançados, conforme desenvoltura dos alunos, como também obedecendo as demais programações da escola.
  1. Ações
Entre as ações previstas, quais foram realizadas? As primeiras ações foram: apresentar o projeto a direção da escola; Imprimir diversas cópias do projeto para as pessoas envolvidas; Fazer uma apresentação para os alunos, explicando primeiro o que é um projeto, qual seu objetivo, escutar as sugestões dos alunos, com sugestões de novos temas.
No início, houve necessidade de desacelerar o processo, para esclarecer e orientar os educando, ao tocante na construção da pesquisa, postura para apresentação dos temas a serem trabalhados na sala de aula. Como estratégias apresentei o projeto quando participava de uma reunião pedagógico, acertado a integração de algumas áreas para poder aplicá-lo.
Os recursos previstos para apoiar as ações estão sendo utilizados de acordo com o desenvolvimento do mesmo. Para cada série foi direcionado uma ferramentas das TICs e aplicada, numa troca de experiência que envolve todos os participantes, conforme descrito abaixo:
Série 6º e 7° anos, a ferramenta utilizada é WhatsApp, numa comunicação para orientação e desenvolvimento das atividades, de acordo com o conteúdo pré-estabelecido, no final cada grupo apresentará seu trabalho, utilizando o data show.
Séries 8º e 9º, Construir seus trabalhos em grupos, usando o programa Power point, depois será publicado seus trabalhos no blog “teotecmarinho.blogspot.com.br”. Os alunos sugeriram como meio de comunicação no decorrer das atividades, criar um grupo no WhatsApp e facebook, será acompanhado todo desenvolvimento dos trabalhos.
Todas as turmas vão participar do programa das aulas de informática, que conforme acertados em reunião vão aproveitar para construir e pesquisar o trabalho.
As tecnologias foram integradas ao desenvolvimento do PITEC, como uma forte aliada para o progresso e aprendizado dos alunos. O papel delas é fundamental, facilitando no estudo e interação do aluno com a educação e o mundo digital. No momento as tecnologias disponíveis estão sendo usadas sem problemas.
  1. Atitudes
As atitudes foram de conscientização de que as tecnologias podem e devem ser usados, como instrumentos pedagógicos, principalmente as redes sociais e seus aplicativos. Os valores trabalhados são de cidadania, abordando alguns problemas sociais como: Drogas; Doenças sexualmente transmissíveis; Gravidez precoce que pode ocasionar o aborto.
Na ultima reunião de conselho de classe, no dia 12/09/2014, onde participaram a direção, coordenação pedagógica, juntamente com os professores e monitores,  ficou decidido que neste segundo semestre a escola estará trabalhando com projeto e conforme sugestão será uma “Feira Educacional”, abordando o tema “Educação e Tecnologia”, este projeto será de interdisciplinaridade, possibilitando uma interação entre todas as disciplinas e o conhecimento será visto por vários ângulos, permitindo a unicidade dos saberes, na construção do aprendizado dos alunos.
  1. Resultados
Os resultados no momento estão em processo de desenvolvimento, os alunos estão empolgados, foi dada a largada do projeto, estamos no início, até o presente momento o que foram planejado esta acontecendo, apesar de umas turmas mais rápidas outras mais lentas. Tivemos uma parada para o plantão pedagógico (reunião de pais e mestres) no dia 25/09/14, mas estamos dentro do prazo previsto.


  1. CRONOGRAMA
TURMAS
ETAPAS
Setembro
Outubro
Observação
6º A; B; C;D; 7º A;B;C;D; 8º A, B; 9º A, B.
Escolha do tema
X
x

Elaboração das atividades




Sala de Informática




Entrega do trabalho escrito




Apresentação em sala de aula




Culminância do Projeto







2 comentários:

  1. Parabéns Josenita! Tudo estar saindo conforme o planejado. Fico feliz por perceber que as orientações dadas foram entendidas e postas em prática por você.
    Conte comigo sempre.
    Arlene

    ResponderExcluir