segunda-feira, 4 de agosto de 2014

e-proinfo: Educação Digital

PROJETO DE VIDA
Machado, em uma entrevista ao Diário na Escola - Santo André, 2004, sobre Projeto de Vida, destaca o conceito de projeto, como a investigação de algo que se deseja apreender. Na trajetória do estudante deve fazer parte do dia-a-dia, com objetivo de incentivar a capacidade criativa, inovadora na construção do conhecimento, transformando seu comportamento, tornando-se um ser critico. O autor enfatiza a banalização do termo projeto na escola, pois nem tudo deve é projeto, pois alguns são trabalhos, pois a essência do projeto é a “incerteza de sua realização”. O projeto nasce a partir de um questionamento, nele são traçados as metas, analisados os riscos e isto não pode ser feito só pelo professor, deve ser algo que o aluno construa e tenha interesse, se envolva e descubra como criar soluções por meio da averiguação dos fatos. Deve considerar que é fundamental que o professor tenha uma relação bem presente para orientar os alunos trabalhando temas de maneira transdisciplinar, o espaço não deve se resumir só na sala de aula e sim buscar locais que possibilite esta interação, tanto o aluno como o professor necessitam de condições e ambientes que facilite o desenvolvimento do aprendizado, pois nem sempre o aluno está disposto para assistir a aula, ele quer alguém disponível que possa conversar escutar seus problemas e ajude-o, nessa caminhada. O autor chama atenção para falta de preparação dos estudantes que ingressam nas universidades e as escolas têm uma parcela de responsabilidade, pois não prepara os mesmos para se organizarem e aprontar um “projeto de vida” e isto implica no fenômeno que acontece constantemente, pois a maioria deles não chega ao termino do curso, o autor ressalta que eles devem ser preparados a pensar no futuro e fazer o projeto de vida.

REFERÊNCIA:



Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa Josenita! Mais uma ferramenta a sua disposição para trabalhar com os alunos.
    Arlene

    ResponderExcluir