PROJETO
ENSINO
RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA: TRABALHANDO INCLUSÃO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA
EDUCATIVA E FUNCIONAL.
Maceió- AL
2 / 2014
Identificação:Escola
Estadual Rotary
Professores
responsáveis: Josenita dos Santos Marinho
Público alvo: Alunos
do 8° e 9° ano.
Disciplina: Ensino
Religioso
Período: Segundo
Semestre (agosto - janeiro)
Tema: ENSINO
RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA TRABALHANDO INCLUSÃO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA
EDUCATIVA E FUNCIONAL.
JUSTIFICATIVA:
Entendendo
a inclusão digital como instrumento na construção e desenvolvimento da
cidadania, contribuindo para integração do aluno no mercado de trabalho, a
compreensão e aprendizado do uso do computador tornam-se fundamental. A proposta
deste projeto é desenvolver o ensino religioso na rede pública trabalhando
inclusão digital, aplicando-o precisamente na escola Rotary, a princípio com
os alunos do oitavo e nono ano, numa perspectiva educativa e funcional, com o
ensino pedagógico utilizando-se da informática, trabalhando temas que
desenvolva o aprendizado e enriqueça os saberes dos educando, incentivar
criatividade e desenvoltura na apresentação de seus trabalhos em público.
Este
aprendizado pretende com a participação dos alunos, transformarem o espaço
escolar em uma oficina que contribua para transformação social do mesmo,
provocando o interesse e despertar para busca de novos horizontes, beneficiando
seu aprendizado dentro do contexto social, de forma consciente e participativa.
Dentro
desta perspectiva a educação digital torna-se uma passagem respeitável para uma
sociedade mais justa e igualitária.
OBJETIVO
GERAL:
Formar a consciência para o uso do computador
como ferramenta educativa na gestão de conhecimento e informatização,
despertando no aluno a criatividade na construção de trabalho escolar,
contemplando os temas da disciplina que envolva a cidadania, organização
religiosa, o sagrado e símbolos religiosos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Integração do ensino pedagógico religioso com as TIC;
- Mostrar que inclusão digital traz inúmeros benefícios para a sociedade e para o educando, reduzindo a evasão e maior participação em sala de aula.
- Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado com o uso das tecnologias, buscando melhoria de vida;
- Fazer com que os alunos percebam a escola como agente de mudança que oferece oficinas para seu crescimento social;
- Contribuir para a preservação do ambiente promovendo a socialização e conscientização de todos (a escola e os pais), quanto à valorização do ensino e aprendizado de seus filhos, conservando o patrimônio da mesma (escola), principalmente dos equipamentos da sala de informática e demais tecnologias existentes.
METODOLOGIA:
- Pesquisas e seminários com os alunos sobre os temas: Sagrado e Profano; Diversidade religiosa; Universo simbólico religioso; Festas religiosas; Tipologia dos Ritos.
- Reflexão de textos e análise sobre o sagrado, resgatando valores morais e cidadania;
- Confecção de Cartazes;
- Construção de Slide dos temas a serem trabalhados pelos alunos;
- Exposição dos trabalhos;
- Uso das TIC como ferramenta para aplicação e desenvolvimento das aulas e registro do projeto.
RECURSOS:
- Material escolar (tesouras, colas, cartolinas, lápis de cor, giz cera, etc.);
- Textos mimeografados, revistas, livros;
- Dinâmicas, com objetivo de fixação do conteúdo;
- Sala de vídeo - televisão;
- Computador; Internet; Retroprojetor;
- Câmera fotográfica;
AVALIAÇÃO: Processual
e contínua, das
atividades, participação e desenvoltura do aluno na construção de novos
aprendizados, verificando o resultado na transformação de comportamento dos alunos,
contando com o apoio e participação dos pais e toda direção da escola.
CULMINÂNCIA: Os trabalhos
serão apresentados como resultado do projeto desenvolvido no processo de
aprendizagem de acordo com a data programada, no decorrer do segundo semestre que
terá inicio em agosto e finalizando em janeiro do ano seguinte (2015).
Exposição dos cartazes dos conteúdos
estudados, apresentação em sala de aula,
no pátio e peça teatral sobre cidadania e fraternidade.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensinar e aprender com o computador: a
articulação inter-relação-trans-disciplinar.
Boletim Salto para o Futuro, Brasília,1999. Informática na educação.
Josenita o seu projeto está muito bom. Mesmo assim, percebi que tem algo repetido.
ResponderExcluirReveja a postagem e elimine a cópia que está incompleta. Apenas isso.