terça-feira, 5 de agosto de 2014

Projeto:Ensino Religioso na Rede Pública Trabalhando a Inclusão Digital numa perspectiva educativa e funcional. Ativ.2.1 Eixo.2


PROJETO

ENSINO RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA: TRABALHANDO INCLUSÃO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA E FUNCIONAL.


                           
http://imagens6.publico.pt/imagens.aspx/735286?tp=UH&db=IMAGENS 


Maceió- AL
2 / 2014


Identificação:Escola Estadual Rotary
Professores responsáveis: Josenita dos Santos Marinho
Público alvo: Alunos do 8° e 9° ano.
Disciplina: Ensino Religioso
Período: Segundo Semestre (agosto - janeiro)
Tema: ENSINO RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA TRABALHANDO INCLUSÃO DIGITAL NUMA PERSPECTIVA EDUCATIVA E FUNCIONAL.

JUSTIFICATIVA:
Entendendo a inclusão digital como instrumento na construção e desenvolvimento da cidadania, contribuindo para integração do aluno no mercado de trabalho, a compreensão e aprendizado do uso do computador tornam-se fundamental. A proposta deste projeto é desenvolver o ensino religioso na rede pública trabalhando inclusão digital, aplicando-o  precisamente na escola Rotary, a princípio com os alunos do oitavo e nono ano, numa perspectiva educativa e funcional, com o ensino pedagógico utilizando-se da informática, trabalhando temas que desenvolva o aprendizado e enriqueça os saberes dos educando, incentivar criatividade e desenvoltura na apresentação de seus trabalhos em público.
Este aprendizado pretende com a participação dos alunos, transformarem o espaço escolar em uma oficina que contribua para transformação social do mesmo, provocando o interesse e despertar para busca de novos horizontes, beneficiando seu aprendizado dentro do contexto social, de forma consciente e participativa.
Dentro desta perspectiva a educação digital torna-se uma passagem respeitável para uma sociedade mais justa e igualitária.



OBJETIVO GERAL:
Formar a consciência para o uso do computador como ferramenta educativa na gestão de conhecimento e informatização, despertando no aluno a criatividade na construção de trabalho escolar, contemplando os temas da disciplina que envolva a cidadania, organização religiosa, o sagrado e símbolos religiosos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  •  Integração do ensino pedagógico religioso com as TIC;
  •   Mostrar que inclusão digital traz inúmeros benefícios para a sociedade e para o educando, reduzindo a evasão e maior participação em sala de aula.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado com o uso das tecnologias, buscando melhoria de vida;
  • Fazer com que os alunos percebam a escola como agente de mudança que oferece oficinas para seu crescimento social;
  • Contribuir para a preservação do ambiente promovendo a socialização e conscientização de todos (a escola e os pais), quanto à valorização do ensino e aprendizado de seus filhos, conservando o patrimônio da mesma (escola), principalmente dos equipamentos da sala de informática e demais tecnologias existentes.


METODOLOGIA:   
  •   Pesquisas e seminários com os alunos sobre os temas: Sagrado e Profano; Diversidade religiosa; Universo simbólico religioso; Festas religiosas; Tipologia dos Ritos.
  •  Reflexão de textos e análise sobre o sagrado, resgatando valores morais e cidadania;
  • Confecção de Cartazes;      
  • Construção de Slide dos temas a serem trabalhados pelos alunos;      
  • Exposição dos trabalhos;     
  • Uso das TIC como ferramenta para aplicação e desenvolvimento das aulas e registro do projeto.

RECURSOS:

  • Material escolar (tesouras, colas, cartolinas, lápis de cor, giz cera, etc.);
  • Textos mimeografados, revistas, livros;
  • Dinâmicas, com objetivo de fixação do conteúdo;
  • Sala de vídeo - televisão;
  • Computador; Internet; Retroprojetor;
  • Câmera fotográfica;

AVALIAÇÃO: Processual e contínua, das atividades, participação e desenvoltura do aluno na construção de novos aprendizados, verificando o resultado na transformação de comportamento dos alunos, contando com o apoio e participação dos pais e toda direção da escola.

CULMINÂNCIA: Os trabalhos serão apresentados como resultado do projeto desenvolvido no processo de aprendizagem de acordo com a data programada, no decorrer do segundo semestre que terá inicio em agosto e finalizando em janeiro do ano seguinte (2015).
   Exposição dos cartazes dos conteúdos estudados, apresentação em sala de aula,  no pátio e peça teatral sobre cidadania e fraternidade.

REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-relação-trans-disciplinar. Boletim Salto para o Futuro, Brasília,1999. Informática na educação.

Um comentário:

  1. Josenita o seu projeto está muito bom. Mesmo assim, percebi que tem algo repetido.
    Reveja a postagem e elimine a cópia que está incompleta. Apenas isso.

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